A Renaccon

A Renaccon é uma Rede Nacional de Consultores / Controllers Contábeis com consultores e representantes em todo o Brasil, fundada pelo Prof. César Abicalaffe pioneiro em cursos a distância  via satélite e internet,  e participante dos 3 primeiros Congressos nacionais  via internet: CONAINCO – CONACONTÁBIL e CONADINT (2º).

logo-renaccon

A MAIOR REDE DE CONSULTORES CONTÁBEIS DO BRASIL

coracao

Metodologia Abicalaffe de Análise Contábil-Financeira

A Metodologia Abicalaffe de Análise Contábil-Financeira, utilizada pela Renaccon, foi desenvolvida e aperfeiçoada pelo Professor César Abicalaffe, ao longo de 56 anos. A partir da pesquisa de mais de 3.000 fórmulas, das quais 2224 foram estrategicamente selecionadas e combinadas, o Professor estruturou um modelo de análise Científico-contábil que fornece uma extensa gama de informações estratégicas para a gestão sustentável de empresas. Baseada na identificação e interpretação de indicadores patrimoniais, financeiros e econômicos, a metodologia possibilita não somente a avaliação imparcial de desempenho das empresas, mas também previne com muita antecedência situações de risco e, o que é ainda melhor, apresenta o conceito inovador do Potencial de Ganho Oculto. Ou seja, além de diagnosticar desvios nocivos de gestão, a metodologia sugere ações para a correção dos problemas e otimização de resultados.

A Análise Contábil-Financeira inicia-se no preenchimento de uma Planilha Síntese que coleta dados estratégicos de Balanços Patrimoniais. Esta planilha alimenta o software Indicare, o qual processa as fórmulas contábeis e combina os vários dados para a elaboração do diagnóstico de gestão. A análise é apresentada em 30 gráficos: 11 Patrimoniais, 9 Financeiros e 10 Econômicos. Em cada um deles há o detalhamento das seguintes informações: “O que significa”, “Objetivo”, “Meta” e “Ações para se Atingir o Potencial a Ser Melhorado”. E ainda 2 escalas de avaliação: “Tendência Potencial ao Longo do Tempo” e a “Graduação Percentual da Melhoria a Ser Implementada”.
Veja um exemplo

Ao final é apresentado um Diagrama DuPont que confronta a Margem Operacional Líquida com o Giro.

Os indicadores que a Metodologia Abicalaffe de análise contábil-financeira contempla são os seguintes:

  • PATRIMONIAL

    1) Evolução Patrimônio Líquido em Relação ao Período Base
    2) Evolução das Vendas e do Patrimônio Líquido
    3) Quociente de Capitalização
    4) Valor da Ação ou Cota de Capital
    5) Garantia do Capital de Terceiros
    6) “Leverage” – Grau de Endividamento
    7) Endividamento a Curto e Longo Prazos
    8) Procedência de Capitais
    9) Aplicação de Capitais
    10) Composição do Ativo Circulante
    11) Graduação de Risco Patrimonial (A.B.M.)

  • FINANCEIRO

    12) Ciclo de Financiamento
    13) Aceleração Financeira
    14) Capital de Giro
    15) Solvência – Índices de Liquidez
    16) Alavancagem Financeira
    17) Liquidez Diária
    18) Liquidez Global (Kanitz)
    19) Fontes e Usos (Origens e Aplicações – DOAR)
    20) Avaliação de Risco Financeiro (J.P.S.)

  • ECONÔMICA

    21) “Coverage” ou Capacidade de Recuperação
    22) Rentabilidade (Taxas e Margem Bruta)
    23) Eficiência Empresarial (13 Pontos)
    24) Ponto de Equilíbrio
    25) Resultados Operacionais (Diagrama Dupont)
    26) Resultados Totais (Diagrama Dupont Gerencial)
    27) Gastos Operacionais (Diagrama Dupont)
    28) Variações Operacionais Totais (Diagrama Dupont)
    29) Gastos Totais e Seus Componentes
    30) Composição do Investimento Total

Os resultados das 224 fórmulas aqui sintetizadas podem ter 4 ou mais interpretações, que foram consideradas após testadas ao longo de 30 anos,  além de serem específicos para INDÚSTRIA ou COMÉRCIO ou SERVIÇOS.

Professor César Abicalaffe

Graduado em Ciências Contábeis e Economia, o Professor César Abicalaffe atua desde 1970, como professor universitário, em cursos de pós-graduação e de especialização. Desde 1960 pesquisa, com base na Ciência Contábil, “Causas de Fracasso e Os Caminhos para o Sucesso de Empresas e de Profissionais Brasileiros”, o que lhe valeu título de Notório Saber junto ao MEC e a indicação pelo Mestre Antônio Lopes de Sá para a Academia Brasileira de Ciências Contábeis, na qual ocupa hoje a cadeira de n° 23. É membro da ACIN – Academia Científica Internacional Neopatrimonialista. Publicou os livros “Qualidade Total na Contabilidade”, “A Fórmula do Sucesso Empresarial e Profissional”, “Sucesso Empresarial & Contabilidade” e “Como Ficar Milionário no Brasil, Trabalhando”. Seu quinto livro encontra-se em fase de finalização. É co-autor do Software Augest/Indicare para Auditoria e Consultoria de Gestão. Coordenou de 2006 a 2010 o Ranking das Maiores e Melhores SAs do Paraná. Fundou e hoje é Orientador Científico da Renaccon – Rede Nacional de Consultores Contábeis.

c1 c2 c3